Colecção Risografia

Todos os fanzines que temos impressos em risografia, nas máquinas da empresa japonesa Riso Kagaku que com a sua popularidade se tornaram numa categoria à parte.

Risografia

É uma técnica de impressão pode ser considerada o elo perdido entre a litografia e o offset. Utiliza uma máquina própria que não produz resíduos tóxicos. Apenas a película do master, feita de papel, é desperdiçada. Consome muito pouca energia relativamente às fotocopiadoras, trabalha com tinta líquida à base de soja, apenas com papéis mate e mecanicamente a folha percorre um curto percurso em linha recta. Utiliza cores directas, vibrantes, havendo algumas dezenas disponíveis.
A Riso foi inicialmente concebida para elevada produção super rápida (para escritórios, escolas, paróquias, hospitais, partidos políticos…), mas a falta de alinhamento, a forma como a tinta passa pelo master e a dificuldade que é imprimir várias cores na mesma folha, acabam por contribuir para que cada trabalho seja único com qualidades que o tornam inimitável, o que contribuiu para a sua popularidade no meio gráfico e artístico.
Total actual — 40.