Marcellus Hall
Ilustração Marcellus Hall

Géneros e Temas

Há fanzines para todos os gostos e de inúmeras temáticas, algumas muito mais activas que outras. A nossa colecção é mais focada em todo o tipo de expressão artística, mas catalogamos qualquer fanzine que nos chegue às mãos. Dos tipos de fanzines que existem, alguns estão inseridos nas categorias abaixo descritas. Os mais difíceis são os incategorizáveis, que necessitavam quase de uma categoria própria. Na nossa classificação tentamos inserir cada fanzine numa única, mas há uma série deles que se inserem em várias. Além das categorias que utilizamos, também subdividimos os fanzines por etiquetas, que podem reflectir o tema, a técnica de impressão, o país ou outra característica — por exemplo um pode ter a categoria “Arte” e as etiquetas “Fotografia”, “Risografia e “Portugal”.
Esta lista estará bastante longe de ser exaustiva e de pretender ser um modelo que outras zinetecas ou coleccionadores particulares queiram utilizar, apenas foi a forma que encontramos — para já —, de estruturar um mundo que em muitos aspectos é tão diversificado, que o torna, por vezes, impossível de organizar.

Fanzines

Não se sabe muito bem como começaram, mas se calhar sempre existiram com outro nome. Onde houver vontade de comunicar e dar à estampa, há um fanzine. Hoje, focados na cultura pop, habitualmente criados por fãs de música, literatura, poesia, banda desenhada (também em banda desenhada), cinema ou tv. Incluem muitas vezes crítica e arte. Estes são os fanzines dos fãs, provavelmente os que deram origem à sua própria designação que se alargou à cultura DIY, faça você mesmo, da edição alternativa.
Em sentido lato, são todas as publicações da Fanzineteca, mesmos as que andam nos limites do que outros consideram um fanzine.

Minizine

Não há nenhuma definição que permita chegar à conclusão do formato máximo, aqui é um fanzine menor ou igual que 120x160mm.

Perzines

Zines pessoais, muitas vezes focados na experiência do autor, os seus pensamentos e sentimentos. Podem focar todos os aspectos da vida, desde viagens a saúde mental, passando por relações ou simplesmente observação do dia a dia.

Arte — Artzine

Com foco nas artes visuais, estes fanzines mostram ilustração, banda desenhada eventualmente experimental, colagem, fotografia e todo o tipo de expressão artística visual. Podem ser especializados num tipo de arte, tema ou artista.

Ciência

No sentido lato, podem ser fanzines sobre ciência popular, ficção científica, faça você mesmo (experiências científicas), ambiente, astros, educação científica, tecnologia, computadores e mais.

Desporto

São zines com a cultura dos fãs de determinado modalidade ou clube, os atletas, especificidades da equipa, factos históricos e destaques, ou até desportos alternativos.

DIY (Do It Yourself) e Como Fazer — DIYzine

São os fanzines práticos para vários projectos faça você mesmo, como culinária, livros e publicações, madeiras, costura e todo o tipo de artesanato.

Graphzine

O foco é principalmente em elementos visuais, muitas vezes mostrando o trabalho de artistas, ilustradores ou criadores que utilizam o fanzine para exprimirem a sua criatividade de uma forma puramente visual. Comparado com um Artzine, é menos abrangente, mas existe muita sobreposição.

Zines Literários — Litzine

Com poesia, pequenas histórias, ensaios, crónicas e outros trabalhos literários. Podem centrar-se em temas específicos, estilos de escrita ou escrita experimental.

Viagens

Documentam experiências de viagens ou explorações culturais, através de textos, ilustrações, fotografias, memorabilia, dicas e sugestões de viagem.

Política

Cobrem todo o espectro político da esquerda à direita, muitas vezes focados em activismo, justiça social, preocupações ambientais, emigração, anti-emigração, identidade cultural e mais, habitualmente temas marginais nos meios predominantes.

Queer

Vozes LGBTQ+, a sua cultura, experiências e activismo.

Temas (etiquetas utilizadas)

Abstracto, Divulgação, Divulgação de banda desenhada, DIY, Erro, Estatísticas Pessoais, Evento, Ficção científica, Literatura, Música, Noir, Paganismo, Política, Rua, Satanismo, Sketchbook, Tutorial…

Técnicas de impressão de fanzines

Offset, pequeno offset, impressão digital (várias técnicas), fotocópia, serigrafia, risografia, tipografia, carimbo e outras técnicas manuais… O acabamento também é muito diverso, dobragem, agrafo, cosido, cosido a máquina de costura e outras técnicas manuais.

Terá sido eventualmente a técnica que começou tudo, antes não há grande registo de se falar em fanzines. Diz-se Leaves of Grass de Walt Whitman foi um dos primeiros fanzines, com os seus 785 exemplares da primeira edição em 4 de Julho de 1855, menos de metade dos quais encadernado com a característica capa verde.